segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Existe alguma coisa que explique a curiosidade? Alguma coisa que explique por que algumas pessoas são mais curiosas que outras? E quando falo em curiosidade não falo daquela curiosidade banal de saber quem está saindo com quem, quem está grávida de quem ou quanto ganha aquele seu amigo. Falo daquela curiosidade de conhecer as mais diversas e variadas coisas do mundo, de se interessar por um assunto e ir fundo nele, de se apaixonar por diferentes culturas, de querer aprender uma língua diferente, de querer entender a diferença do outro, pois só assim talvez possamos aceitá-la. Como explicar essa sua vontade de engolir o mundo, de ir até o mais fundo que você pode ir se o seu vizinho só quer ter a vidinha sossegada dele, trabalhar de segunda a sexta e torcer pra que sobre dinheiro pro shopping no final de semana? Teoria é o que não falta para explicar qualquer coisa. Eu tenho uma teoria. Você tem uma teoria. Sua mãe, seu pai, seu tio, irmão, avô, todo mundo tem uma teoria. Há quem busque resposta na razão. Há os que busquem em Deus. Há os que buscam dentro de si mesmo. Há os que buscam num copo de vodca.

Por que eu sou diferente? Será mesmo que eu sou diferente? E se sou, em que momento eu percebi isso? Existiu alguma coisa que me fez ter esse estalo? Esse blog não é e nem pretende ser um espaço para buscas espirituais profundas. Neste espaço pretendo falar de cultura pop, principalmente de música pop de artistas brasileiros. Através das letras das músicas desses artistas, vou refletir sobre seus desdobramentos. Afinal, todo mundo tem uma trilha sonora. E se não tem, inventa. Porque queremos ser especiais. Porque queremos dar mais cor à vida. E cá entre nós, a vida com música é bem mais colorida. Quando Cazuza dizia ‘Vem comigo. No caminho eu explico’, o quê exatamente ele queria dizer com uma frase tão simples? Ou quando Marina Lima diz ‘que as coisas não precisam de você, quem disse que eu tinha que precisar?’ ela está cantando a amargura de um amor mal resolvido ou apenas se libertando de um amor que não presta mais, que já está com o prazo de validade vencido? Quando num sábado à noite, você fica em casa se remoendo porque está sozinho e queria tanto ter um amor, já pensou que talvez pudesse escutar o conselho de Renato Russo quando ele diz que ‘se fiquei esperando meu amor passar, já me basta que estava então longe de sereno’ ?

Sou um apaixonado por música pop brasileira. Acho que temos os mais geniais artistas nesse país tropical abençoado por Deus. Lembro de quando era adolescente e ainda morava numa cidadezinha do interior de Minas e não tinha aparelho de som em casa. Meu pai tinha um caminhão que levava leite para as cooperativas das cidades vizinhas. Esperava ele chegar de tarde e pedia pra ficar no caminhão escutando rádio. O rádio do caminhão pegava uma única estação chamada Tropical FM. Abençoada Tropical FM! Foi através dela que me extasiei com algumas músicas pela primeira vez. Lembro de ficar acachapado escutando Nobre Vagabundo pela primeira vez. Ou então Firmamento do Cidade Negra. Achava lindo quando Toni Garrido cantava ‘O que é que eu vou fazer agora se o teu sol não brilhar por mim? Num céu de estrelas multicoloridas, existe uma que eu não colori’. Foi também através das ondas da Tropical FM que escutei pela primeira vez toda a amargura e pessimismo de Renato Russo já sem aquela potência exuberante de sua voz cantando ‘quando tudo está perdido sempre existe um caminho/quando tudo está perdido sempre existe uma luz/mas não me diga isso/hoje a tristeza não é passageira/hoje fiquei com febre a tarde inteira’. Era o ano de 1996 e Renato não viveria por muito tempo. Morreria em decorrência da AIDS no dia 11 de outubro do mesmo ano.

Acho que todo mundo já ouviu uma frase que diz o seguinte: Quem lê, viaja. Concordo plenamente com essa frase. E concordo também que quem ouve uma boa música viaja; quem assiste a um bom filme também viaja. Viajar é preciso. Mas para isso, você tem que se despir dos seus pudores porque pra viajar um dos ingredientes necessários é a liberdade. De dentro e de fora. Tá a fim de viajar comigo? Então vem e me conta qual é a SUA música. Pode ser também um livro ou um filme. Ou várias músicas e vários livros. Afinal de contas somos tantos num só. E mudamos tanto no decorrer da vida. Isso se você é um daqueles que eu citei no começo do texto e tem curiosidade. Curiosidade e coragem pra viver.

Vem comigo. No caminho eu explico.

3 comentários:

  1. Como é bom ler um bom texto, a gente não desgruda os olhos e ri sozinho, é muito bom ver que ainda tem gente criativa, com mente sadia, debochada, audaciosa, interessante no mundo!
    Ricardo, você é muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a internet acaba de ganhar o mais novo e talentoso 'blogueiro'.
    Então nos resta dar Boas Vindas e dizer que ja embarcamos na curiosidade de saber qual sera a primeira musica a ser 'decifrada'.rsrsrs


    Thiago.

    ResponderExcluir
  3. Por que vc não colocou algo mais na dedicatória a mim, como colocou para seus outros amigos... que v~e o que quase ninguém vê... uma pessoa com o jeito difícil de amor...? Fico com ciúmes, sim!
    Eu acho é pouco, eu quero é mais!

    ResponderExcluir