quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mistérios


Acho que a primeira vez que ouvi essa música morava em Ouro Preto. Me formei em Artes Cênicas na UFOP e posso dizer que, mesmo nunca tendo tido certeza sobre a faculdade que escolhi, nunca duvidei de que fazer aquele curso e morar naquela cidade foi fundamental pra minha (sobre)vivência. Tenho Vênus em Aquário e me sinto muito bem ao lado de pessoas livres, pessoas que estão à margem, que não enxergam o óbvio. Sempre senti atração pelo erro e, não me arrependo, de ter escolhido o curso 'errado'. O fato é que não sei como ouvi essa música, mas na Escândalo (era esse o nome da minha república) vivia rolando um entre e sai de gente e uma mistureba musical, uma miscelânea de CDs indo e vindo. Alguns vindo, outros indo e nunca mais voltando. Suspeito que tenho sido Elisa ou Angélica, duas fãs da mais completa tradução de São Paulo, como cantou Caetano, que trouxeram o CD. Sim, a primeira música a ser decifrada nesse blog será da rainha do rock brasileiro, senhora Rita Lee Jones.

Tenho mania de criar trilha sonora para as situações de vida dos meus amigos. Lembro que Dani, uma amiga que morava comigo na Escândalo e vivia sendo cortejada pelos mais diversos tipos de homem, começou a sair com um garoto um tanto quanto evasivo. Então eu disse, escuta essa música. Era Menino Bonito da Rita Lee que começa com a seguinte frase: 'Lindo e eu me sinto enfeitiçada, correndo perigo. Seu olhar é simplesmente lindo, mas também não diz mais nada.' Essa letra veio a calhar porque o tal garoto, na época, era suspeito de participar de um dos crimes mais famosos da cidade. Então ela corria perigo literalmente. Mas o que eu acho legal dessa letra composta pela Rita é que ela fala dessas pessoas que passam pelas nossas vidas e quase não deixam rastro, sinal. Pessoas com as quais a gente se envolve por carência ou por atração, que a única sensação que deixam é essa mesma do quase. Quase aconteceu. Eu quase o conheci. Rita fala do mito narcísico, ou mais vulgarmente, dos cafajestes (as) que nos dão todos os sinais de que existe uma história por vir e depois do terceiro encontro... bau bau.

Ficamos a ver navio com essas quase-histórias e nos perguntamos: Será que vale a pena? Tanta energia desperdiçada, tanto investimento em mim e no outro pra dois ou três encontros que não dizem nada? Nessas horas penso no que escreveu Caio Fernando Abreu na obra-prima Pequenas Epifanias: ‘Mas eu trouxe de lá a memória de qualquer coisa macia que tem me alimentado nestes dias seguintes de ausência e fome. Sobretudo à noite, aos domingos.’ E tenho certeza: valeu a pena.

E o resto é história, é não se levar muito a sério. E não levar a vida muito a sério. Porque como diz a canção: ‘quero olhar pra você e depois e ir embora’. Meninos e meninas bonitas existem aos montes, mas quantos não dizem nada? E então eu toco a vida pra frente, porque sou adulto, vacinado. E se ficar tentando entender o mistério dessas pessoas enigmáticas ou somente vazias que passam por nossa vida, vamos apenas criar cabelo branco.

Escutem a música e repitam pra vocês mesmos: Sou cigana. Tenho a liberdade do povo cigano. Liberdade de ser responsável pelos meus atos, de arcar com as conseqüências.

Escolhi essa música para abrir o blog porque gosto de tudo nela, principalmente da sua simplicidade. Simplicidade da letra e da melodia. Essa música é do primeiro disco que Rita gravou depois de sua saída d’Os Mutantes junto com Lúcia Turnbull, Atrás do Porto tem uma Cidade de 1974. Teve duas regravações, uma da Wanderléia, por encomenda da Globo para a trilha sonora da novela Um sonho a mais e outra da Penélope (alguém sabe me dizer por onde anda essa banda?). Particularmente não gosto da versão de Wanderléia que ficou efusiva demais e tirou a melancolia e o mistério que tem na versão original de Rita. O clipe então, com rapazes musculosos e sem camisa, não deixa nada a dever aos clipes que passam no telão da Blue Space ou da The Week.

Menino Bonito

Composição: Rita Lee

Lindo
E eu me sinto enfeitiçada
Correndo perigo
Seu olhar
É simplesmente lindo

Mas também não diz mais nada
Menino bonito
E então quero olhar você
Depois ir embora
Sem dizer o porquê
Eu sou cigana
Basta olhar prá você..


O post de hoje é em homenagem à Zanca, que tem uma cigana adormecida dentro dela. Mas quando essa cigana acorda... prefiro não comentar.




8 comentários:

  1. Rick amei o texto...me fez lembrar Ouro Preto as nossas (sobre)vivencias da vida louca vida que era . Amei tb pq a vida é isso pessoas vem e vão e as vezes gastamos tanta energia naquilo mas nada acontece ..fez bem e nos lembrar a música, vc e a nova era...rsrsr em trouxeram algo que havia esquecido...valeu!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Como este garoto escreve bem!

    Ricardo, onde vc estava que não surgiu há mais tempo? Por que não temos a mesma idade, por que vc não nasceu no mesmo dia que eu, na mesma hora, assim poderia estar sempre comigo? Assim estaria mais tempo na minha vida e ela seria mais fácil, eu respiraria melhor, eu riria das minhas atitudes infantis, eu riria de quem me deu o bolo, de quem me deu bomba na escola. A minha vida seria mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Ric, vc me faz lembrar das coisas boas, ótimas de OP, com vc lá, o tempo fica nada nefasto, as nuvens cinzas e pesadas vão-se embora!
    Posso postar este texto no meu blog, daí coloco o seu nome e o seu endereço de blog?
    Como faço pra segui-lo?

    ResponderExcluir
  4. Marizabel, vc já está seguindo. Pode colocar no seu blog.

    ResponderExcluir
  5. ai como sofro com os meninos bonitos,.......ainda bem q sou cigana,......daquelas q põe vermelho, um vestido bem rodado e sapateia com força no chão...tsá meu bein,...

    ResponderExcluir
  6. correndo perigo,....é o que acontece com os meninos bonitos por quem me encanto,...eles correm perigo de ouvir várias verdades,...pq acho q no final das contas é esse o meu papel...alerta-los q apenas uma carinha bonita não é o suficiente, tem q ter coragem.....pois é na coragem q mora a beleza...coragem e vontade,...e quando não dão o que eu quero são estraçalhados com verdades que eles mesmos deixaram escapar, por pura inocência,...isso é mágoa de cigana,...comigo não se brinca,...

    ResponderExcluir
  7. Delícia entrar, respirar e decifrar em sua companhia. Me senti tão bem acompanhada! Os textos são leves e com um conteúdo invejável. Mostram uma personalidade criativa, perspicaz e ousada. Não será obra do destino se esse blog resultar em sucesso. Será antes o reconhecimento (tão merecido!) de um autor sensível e inteligente, sempre em busca, sempre a fim. Não é assim? "Mas eu tenho que voar, amor...". Então voa, Ariano, abre as suas asas e voa. Você é do mundo e o mundo é seu!

    ResponderExcluir
  8. Eu me considero o "Menino Bonito" (risos), mas com conteúdo Ricardo. Sou mais conteúdo do que beleza. Na verdade queria ter 100% dos dois mas isso é pedir muito, né?!
    Ótimo post.

    Beijo

    ResponderExcluir